top of page

BLOG DA

VIGORFERT

Buscar
  • Foto do escritorVigorFert

A matéria orgânica utilizada na produção do fertilizante organomineral é benéfica às plantas?




Benefícios do fertilizante organomineral

Sabemos que o mundo está passando por uma crescente demanda de alimentos. Por isso, aumentar a produção agrícola se tornou o objetivo de todos os agricultores.

O uso de fertilizante organomineral está diretamente relacionado com os ganhos produtivos na lavoura. Com um bom fertilizante, o produtor consegue ter ganhos significativos na sua produção.

Os fertilizantes organominerais têm efeito de condicionador de solo, pois atuam nas características físicas, químicas e biológicas do mesmo.⠀⠀

Auxiliam na elevação da capacidade de troca de cátions (CTC) e intensificam a disponibilidade de nutrientes através do processo de mineralização e redução nos processos de fixação, lixiviação, volatilização e possibilitam maior estabilidade do pH do solo.

Além de trazer ganhos produtivos, o organomineral trás ganhos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, pois o seu uso possibilita menor dependência de fertilizantes do mercado externo; sua fabricação e comercialização colaboram na geração de empregos e fomento da economia e, possuem a característica de reutilizar resíduos orgânicos, que podem ser passivos ao meio ambiente.

Por serem produzidos com um moderno sistema de peletização, os nutrientes são liberados de forma gradual, mesmo nas épocas mais chuvosas, o que evita o desperdício ocasionado pelo processo de lixiviação.


Os fertilizantes organominerais podem ser aplicados em qualquer cultura

Por serem usadas fontes de fertilizantes minerais na produção do organomineral, as formulações obtidas conseguem suprir diversas necessidades nutricionais, o que possibilita sua aplicação em qualquer cultura. Porém, todas essas formulações devem atender as normativas estabelecidas pelo MAPA.

Os fertilizantes organominerais podem ser aplicados à lanço, no sulco de semeadura e incorporado. Para uma aplicabilidade eficiente, é importante que o organomineral sólido possua boa uma granulometria, umidade e dureza.

Todos esses fatores são importantes para a qualidade final do produto.


A matéria orgânica utilizada para a produção dos fertilizantes organominerais contém substâncias benéficas às plantas

A matéria orgânica do fertilizante organomineral é benéfica à planta, pois fornece substâncias húmicas, como: ácidos húmico, ácido fúlvico e huminas e substâncias não húmicas como lipídios, carboidratos, proteínas, pigmentos, aminoácidos (aproximadamente 20 tipos) e hormônios, como: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.

Além disso, o organomineral fornece macro e micronutrientes que auxiliam no crescimento da planta.

Em relação às características biológicas, a matéria orgânica presente no organomineral serve de alimento para a macro e mesofauna que influenciam os processos no solo e, também, é alimento para microrganismos benéficos que estimulam a flora microbiana em volta do sistema radicular. ⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

A matéria orgânica presente no organomineral também promove a melhor distribuição das partículas e agregados do solo, permitindo maior equilíbrio na quantidade de espaço sólido e poroso e na relação entre macro e microporos no solo.

Estudos mostraram que o uso de organomineral aumenta a atuação da enzima catalase, que

é indispensável para a desintoxicação de espécies reativas de oxigênio em condições de estresse.


Conclusão

Como podemos ver, a matéria orgânica do fertilizante organomineral possui substâncias e componentes benéficos às plantas, possibilitando que elas expressem seu maior potencial produtivo, que, consequentemente, irá trazer um maior ganho na produção agrícola

630 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo_principal.png

VIGORFERT  |  Fertilizantes Especiais.

BR 452 KM 155

Jardim Panorama

Uberlândia - MG

CEP: 38407-049

(34) 9 9830-1212 - Departamento Comercial

(34) 3214-3800 - Departamento Administrativo

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black YouTube Icon

VIGORFERT  |  Fertilizantes Especiais © 2020. All Rights Reserved.

Receba notícias e promoções da Vigorfert em seu e-mail.

Obrigado pelo envio!

bottom of page