BLOG DA

VIGORFERT

Buscar
  • VigorFert

Aumente sua produção com o fertilizante organomineral.

Atualizado: Mar 31

Peletes resistentes que garantem uma boa aplicabilidade do fertilizante organomineral.



Para obter um melhor ganho na produção, o uso de um fertilizante organomineral é essencial. Com o fertilizante organomineral, o agricultor pode reduzir a dose de fertilizante. Isso é possível devido ao aumento da eficiência de absorção de nutrientes pelas plantas.

Isso ocorre em função da minimização das perdas, principalmente pelos processos de volatilização e lixiviação de nitrogênio, fixação e precipitação do fósforo e lixiviação do potássio.


Fertilizante Organomineral x Fertilizante Mineral

Com os fertilizantes minerais, as perdas de nutrientes aplicados ao solo são observadas de forma muito intensa, o que faz o aproveitamento dos nutrientes das fontes minerais serem consideradas muito baixas, principalmente em solos do cerrado. Essas circunstâncias resultam na necessidade de aplicação de altas doses para o suprimento nutricional das culturas.


Com a utilização de organominerais, o aumento na eficiência de aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, ocorre em função da proteção que a matéria orgânica exerce sobre a fração mineral, garantindo que os nutrientes fiquem menos expostos aos processos de perdas como as chuvas e cargas do solo.


Estima-se que o aproveitamento de nitrogênio com fontes minerais é de até 50%, do fósforo de até 20% e do potássio de até 60%, do que é aplicado. Em contrapartida, os fertilizantes organominerais aumentam o aproveitamento dos nutrientes em até 70% para o nitrogênio, 50% para o fósforo e de 80% para o potássio. Desta maneira, o organomineral proporciona um melhor retorno de investimento e gera maior ganho na produtividade.



Fertilizantes especiais


Os fertilizantes organominerais são especiais por possuírem em suas constituições, propriedades que melhoram a eficiência dos nutrientes com efeito condicionador de solo atuando nas características físicas, químicas e biológicas do mesmo. Assim, os fertilizantes organominerais possuem maior eficácia e redução de perdas dos nutrientes.

A matéria orgânica presente no organomineral promove a melhor distribuição das partículas e agregados do solo, permitindo maior equilíbrio na quantidade de espaço sólido e poroso e também na relação entre macro e microporos no solo.

As propriedades químicas do solo são favorecidas pela combinação entre a fonte mineral e a orgânica. Eleva a capacidade de troca de cátions (CTC) e intensifica a disponibilidade de nutrientes através dos processos de mineralização e redução nos processos de fixação, lixiviação e volatilização. Além disso, os fertilizantes organominerais possibilitam maior estabilidade do pH, devido ao tamponamento do solo promovido pela matéria orgânica.

E, com relação às características biológicas do solo, a matéria orgânica presente no organomineral, serve de alimento para a macro e mesofauna, que influenciam os processos no solo, e servem de alimento para microrganismos, o que estimula a flora microbiana em volta do sistema radicular e causa maior proliferação e biodiversidade de microrganismos.



Uma boa aplicabilidade do fertilizante organomineral é essencial para uma melhor produção


É de extrema importância garantir uma boa aplicabilidade do fertilizante. Caso o fertilizante não seja aplicado corretamente, a planta receberá doses menores que as necessárias, causando heterogeneidade de plantas e, por fim, da produtividade.



Peletes resistentes


Um problema comum na aplicabilidade do fertilizante organomineral é o seu desmanche e a formação da famosa “paçoca” no momento da aplicação, o que acaba entupindo o implemento de rosca sem fim, causando redução na dose aplicada e quantidade desuniforme de fertilizante distribuído ao longo da linha da cultura, comprometendo toda a produção.

Para garantir uma melhor aplicabilidade, os peletes precisam ser resistentes, evitando o desmanche do fertilizante e o entupimento da rosca sem fim.

No vídeo abaixo, vamos mostrar como é feita uma boa aplicação do fertilizante organomineral:




105 visualizações

VIGORFERT  |  Fertilizantes Especiais.

BR 452 KM 155

Jardim Panorama

Uberlândia - MG

CEP: 38407-049

(34) 9 9830-1212 - Departamento Comercial

(34) 3214-3800 - Departamento Administrativo

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black YouTube Icon

VIGORFERT  |  Fertilizantes Especiais © 2020. All Rights Reserved.

Receba notícias e promoções da Vigorfert em seu e-mail.
WHATSAPP
(34) 9 9830 5955
LIGUE AGORA
(34) 3214-3800
MANDE UM E-MAIL