top of page

BLOG DA

VIGORFERT

Buscar
  • Foto do escritorVigorFert

Desperdício de fertilizante na chuva

Durante os períodos mais chuvosos, muitos agricultores se preocupam com o desperdício de nutrientes ocasionado pelo processo de lixiviação.





O que é lixiviação?

A lixiviação de nutrientes ocorre quando a precipitação pluviométrica (chuvas) e/ou irrigação excede o processo de evapotranspiração, ou seja, quando o solo recebe mais água do que precisa para manter a sua “reserva” e fornecer às plantas. E, também, quando o teor de matéria orgânica e argila é relativamente baixo.


A velocidade da lixiviação dos nutrientes solúveis, em qualquer solo, depende de muitos fatores, dentre os quais: teor e tipo de argila, teor de matéria orgânica, estrutura, presença de camadas compactadas ou adensadas, infiltração superficial, quantidade e frequência de chuvas ou irrigação.


Neste processo a água carrega os nutrientes da camada superficial para as camadas profundas do solo, transportando os nutrientes para além da profundidade que o sistema radicular das plantas consegue atingir. Dessa forma, as plantas não conseguem absorver estes nutrientes, com isso, tornam-se nutrientes perdidos.



Quais as consequências?

O processo de lixiviação do solo prejudica a agricultura. Quanto mais nutrientes a água levar, menos nutrientes haverá e as plantas ficarão sem nutrientes, o que prejudica o seu crescimento.



Fertilizantes especiais

Os fertilizantes organominerais são especiais por possuírem em suas constituições, propriedades que melhoram a eficiência dos nutrientes com efeito condicionador de solo atuando nas características físicas, químicas e biológicas do mesmo. Assim, os fertilizantes organominerais possuem maior eficácia e redução de perdas dos nutrientes.

A matéria orgânica presente no organomineral promove a melhor distribuição das partículas e agregados do solo, permitindo maior equilíbrio na quantidade de espaço sólido e poroso e também na relação entre macro e microporos no solo.



Como um moderno sistema de peletização evita o desperdício de fertilizante na chuva?


O desperdício de fertilizantes resulta em perdas econômicas.

O desperdício de fertilizantes é uma preocupação comum dos agricultores. Evitar o desperdício de fertilizante é essencial para garantir uma melhor produção. Com um moderno sistema de peletização, os nutrientes são liberados de forma gradual, mesmo nas épocas mais chuvosas, evitando assim, o desperdício ocasionado pelo processo de lixiviação.

579 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo_principal.png

VIGORFERT  |  Fertilizantes Especiais.

BR 452 KM 155

Jardim Panorama

Uberlândia - MG

CEP: 38407-049

(34) 9 9830-1212 - Departamento Comercial

(34) 3214-3800 - Departamento Administrativo

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black YouTube Icon

VIGORFERT  |  Fertilizantes Especiais © 2020. All Rights Reserved.

Receba notícias e promoções da Vigorfert em seu e-mail.

Obrigado pelo envio!

bottom of page